Artigos

Body Psychotherapy Techniques for Children and Adolescents

Abstract: The toy brings its own energy of health. It helps the child to learn how to explore toys and their meaning in the development of his or her personality. Therapeutic interventions are needed to provide an evolution of the maternal matrix.

 

Introduction

Our purpose is to approach the theoretical and practical concepts of Body Psychotherapy with children and adolescents in order to convert theories and attitudes into therapeutic procedures. Our contribution is about transmitting the techniques of the main neo-Reichian therapists (Gerda Boyesen, David Boadella (1985), Alexander Lowen and Stanley Keleman), while associating these with psychoanalytic formulations and psychodrama relating to the language of play.

Técnicas de psicoterapia corporal com crianças e adolescentes

Resumo: O brinquedo traz sua energia própria de saúde. O psicoterapeuta ou educador pode levar a criança a aprender de que maneira explorar o brinquedo e seu significado no desenvolvimento de sua personalidade A intervenção terapêutica faz-se necessária exatamente para propiciar a evolução da matriz materna, assim como a elaboração da própria brincadeira.

O espaço escolar como criação e crescimento

Este trabalho constitui um estudo voltado para a intervenção em crianças, visando a fortalecer sua “saúde psíquica”. Tem objetivos teórico-práticos que abordam a discussão das hipóteses levantadas por alguns autores, que utilizam o brincar como forma de prevenção em saúde mental. Nosso propósito nesta pesquisa foi introduzir na realidade educacional a utilização de brinquedos com finalidades pedagógicas e profiláticas, para promover a evolução da criança.