Psicodiagnóstico e Técnicas de Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica é uma prática exclusiva da/o profissional de Psicologia e historicamente se relaciona ao desenvolvimento de testes psicológicos. Permite a objetivação de teorias psicológicas por meio de técnicas e instrumentos. O processo de Avaliação Psicológica envolve produção e integração de informações provenientes do uso de variadas técnicas da Psicologia: entrevistas, observações, testes psicológicos, análise de documentos, dinâmicas, interpretação de dados, levantamento de hipóteses, compreensão e comunicação dos resultados etc. É um processo complexo e não deve ser reduzido a uma simples “testagem”.

As/os psicólogas/os capacitadas/os teórica e tecnicamente têm autonomia para decidirem sobre métodos, técnicas e instrumentos utilizados. Um planejamento prévio e cuidadoso deve fundamentar seu referencial teórico e técnico na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, com análise crítica da demanda. Deve ser considerado o contexto da Avaliação Psicológica, seus propósitos, procedimentos, as especificidades da demanda e as características das pessoas atendidas. A escolha dos instrumentos de avaliação é de responsabilidade da/o profissional, testes psicológicos podem ser utilizados após consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.

 

OBJETIVO

Introduzir o psicólogo na aplicação, na avaliação e interpretação das técnicas do psicodiagnóstico.

 

PROGRAMA

Avaliação através de desenhos, técnicas de avaliação emocional, maturidade intelectual e psicomotora.

 

DESTINADO

A psicólogos que fizeram os 5 módulos do CURSO INTENSIVO DE PSICOTERAPIA CORPORAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, com Brasilda Rocha.

 

INSCRIÇÃO: R$ 100,00 (cem reais)

 

DIAS: 19 e 26 Fevereiro 2022,

 

PERÍODO E HORÁRIO: Sábados: 9h às 13 hs

 

CARGA HORÁRIA: 8 horas

 

CUSTO: R$ 450,00 (Quatrocentos e cinquenta reais)