Psicodiagnóstico e Técnicas de Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica é uma prática exclusiva da/o profissional de Psicologia e historicamente se relaciona ao desenvolvimento de testes psicológicos. Permite a objetivação de teorias psicológicas por meio de técnicas e instrumentos. O processo de Avaliação Psicológica envolve produção e integração de informações provenientes do uso de variadas técnicas da Psicologia: entrevistas, observações, testes psicológicos, análise de documentos, dinâmicas, interpretação de dados, levantamento de hipóteses, compreensão e comunicação dos resultados etc. É um processo complexo e não deve ser reduzido a uma simples “testagem”.

As/os psicólogas/os capacitadas/os teórica e tecnicamente têm autonomia para decidirem sobre métodos, técnicas e instrumentos utilizados. Um planejamento prévio e cuidadoso deve fundamentar seu referencial teórico e técnico na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, com análise crítica da demanda. Deve ser considerado o contexto da Avaliação Psicológica, seus propósitos, procedimentos, as especificidades da demanda e as características das pessoas atendidas. A escolha dos instrumentos de avaliação é de responsabilidade da/o profissional, testes psicológicos podem ser utilizados após consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.

 

OBJETIVO

 

Introduzir o psicólogo na aplicação, na avaliação e interpretação das técnicas do psicodiagnóstico.

 

PROGRAMA

 

Avaliação através de desenhos, técnicas de avaliação emocional, maturidade intelectual e psicomotora.

 

DESTINADO

 

A psicólogos que fizeram os 5 módulos do CURSO INTENSIVO DE PSICOTERAPIA CORPORAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, com brasilda rocha.

 

INSCRIÇÃO: R$ 100,00 (cem reais)

 

PERÍODO: Dias 2 e 24 de fevereiro, 6 de abril (24 as 17 hs) de 2024

 

HORÁRIO: Sábados: 9h às 13 hs

 

CARGA HORÁRIA: 12 horas

 

CUSTO: R$ 900,00

 

Marcaremos uma aula em 6 de Abril para vocês aprenderem a fazer a elaboração do Psicodiagnóstico.

O Material que for possível, será entregue por e-mail após o seu registro de inscrição.