O Brinquedo como Psicodiagnóstico e Intervenção em Terapia Corporal com Crianças e Adolescentes

“O Brinquedo como Psicodiagnóstico e Intervenção em Terapia Corporal com Crianças e Adolescentes”

 

Resumo

Nosso objetivo é abordar os conceitos teóricos e práticos da terapia corporal com crianças e adolescentes, visando concretizar posturas teóricas e condutas práticas em procedimentos terapêuticos.

O psicoterapeuta ou educador pode levar a criança a aprender de que maneira explorar o brinquedo e seu significado no desenvolvimento de sua personalidade. O brinquedo simboliza o corpo e é utilizado como uma interpretação e/ou intervenção no processo psíquico e corporal. Nosso objetivo principal é localizar a tensão corporal da criança através do uso do brinquedo.

 

Introdução

O objetivo da psicoterapia com a criança é refazer a sua matriz de identidade, o que denominamos de “rematrização de identidade”. Isso, para que ela possa reparar situações traumáticas de experiências emocionais dos primeiros momentos de vida.

 

Método

Nossa proposta básica no trabalho psicoterapêutico com crianças e adolescentes refere-se à reconstrução da imagem interna, o que pudemos constatar devido à necessidade de reconstruir a imagem do “brinquedo quebrado”, o qual simboliza o significado de determinado conflito. Essa reconstrução corresponde a uma fase específica do desenvolvimento do ego, que está bloqueado devido às tensões corporais. Nosso objetivo é reconstruir o fluxo libidinal e o sentimento profundo de ser amado.

 

Conclusão

Sua maior contribuição é constatar e mensurar os brinquedos correspondentes ao tipo de energia bloqueada no desenvolvimento psíquico e corporal da criança. Chegamos à conclusão que “o brinquedo simboliza o corpo da criança e pode ser utilizado como uma interpretação e/ou intervenção, sem interromper seu circuito energético.”

Este trabalho focaliza a tensao corporal da crianca através do uso do brinquedo. Identificando o tipo de energia de cada brinquedo, parte do pressuposto que este representa as relacoes objetais da criança, onde se origina os conflitos.

Trata-se de uma importante trabalho, que contribui para um estudo da profilaxia da neurose.

 

Resultados

Comparando-se os dados das porcentagens dos brinquedos de 1991 até 2013, observa-se que não houve mudanças representativas, fato que indica que a “energia do brinquedo é saudável e que o brinkar é por si só a autorregulação e ‘grounding’ da criança.”

 

TABELA 1

 

GELECA

 

 

TABELA 2

 

BEXIGONA - BOLHA DE SABÃO - GELECA - BALÃO PLÁSTICO - BEXIGA - BOLA

 

 

FIGURA 1